sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

São Sebastião vai brilhar no Carnaval 2013

São Sebastião, sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Luciano Vieira | PMSS
Em terra e no mar, a Folia de Momo vai animar
Programação da folia brasileira mais esperada do ano já está definida
Ô abre alas porque São Sebastião vai brilhar neste Carnaval. A folia brasileira mais esperada do ano já tem programação definida na cidade sebastianense com os desfiles das escolas de samba, blocos carnavalescos, as tradicionais marchinhas, matinês, concursos de fantasias e a grande festa no meio do canal, o Carnamar.  
Com a promessa de ser irresistível, o ‘Grito do Carnaval’ será com muito samba e belas passistas, na noite de sexta-feira, dia 8 de fevereiro, a partir das 21h. A Corte Momesca de 2013 conduzirá um cortejo pelas ruas do Centro Histórico. Em seguida, retornarão para cerimônia oficial em frente à secretaria de Cultura e Turismo, na Rua da Praia, momento em que o prefeito Ernane Primazzi (PSC) entregará simbolicamente a chave da cidade aos verdadeiros donos da folia.
A partir daí, quem comandará o município durante as cinco noites será o Rei Momo e sua corte. Nem precisa falar que a festa está garantida. E para a animação ficar ainda melhor, a banda Prakatun entrará em cena com um repertório de marchinhas e muito samba.
Enquanto isso, na Praça do Coreto o esquenta bloco do Barril estará a todo vapor, com previsão para começar às 22h.
Baile, marchinhas e matinês
Para a animação dos foliões, o baile carnavalesco será comandado pela banda sebastianense “Express”, que toca todos os estilos. Os shows acontecerão no palco da Praça de Eventos da Rua da Praia entre os dias 8 e 12 de fevereiro, a partir das 23h – com exceção do domingo (10) e terça-feira (12), quando o baile começará ao final do desfile das escolas de samba.
As músicas tradicionais não ficaram de fora da programação. Os que preferem as marchinhas  poderão pular ao som da banda local “Tradição do Carnaval” com as marchinhas de antigamente na Praça do Coreto, de 9 a 12 fevereiro, das 23h às 3h.
E para quem acha que a criançada não pode participar da folia, está enganado. Os foliões baixinhos também poderão se divertir no Carnaval 2013. A Administração como é tradicional, preparou uma programação especial para as crianças, com matinês das 16h às 19h, de 9 a 12 de fevereiro, também na Praça do Coreto, sob o comando da banda “Nova Era”.
Na segunda-feira (11) a garotada poderá participar do concurso de fantasias infantis “Palhaço Chupetinha”. As inscrições serão realizadas no dia do concurso, na Praça do Coreto, a partir das 16h. Os concorrentes deverão apresentar o RG ou a certidão de nascimento. Quem vencer nas categorias feminino e masculino (0 a 04 anos / 05 a 12 anos) será premiado com um troféu. Além disso, todos os inscritos receberão medalhas de participação. Haverá ainda a presença da Corte Momesca abrilhantando o evento.
Blocos Carnavalescos
A alegria dos blocos carnavalescos no Centro começará no sábado (9) com o desfile do Bloco dos Sujos, um dos mais esperados pelo público.  O bloco, em que homens se vestem de mulheres e vice-versa, tem concentração em frente à quadra poliesportiva do bairro da Vila Amélia em direção à Rua da Praia, às 20h.
Já na segunda-feira (11) o Bloco da Panela fará a festa no bairro São Francisco, das 12h às 17h. A concentração será em frente ao Bar da Chicha.  Já na Rua da Praia, desfilarão os Blocos do Barril, do Guerreiros do Samba e da Bloco da Saúde, a partir das 21h. 
Carnamar
A 23ª edição do Carnamar 2012 reunirá mais uma vez embarcações como escunas, barcos e motoaquáticas no domingo de Carnaval (10). A saída será às 10h, no bairro São Francisco, em frente ao Convento Nossa Senhora do Amparo, em direção ao Canal de São Sebastião com destino à Ilhabela.
Ao mesmo tempo, nas areias da praia do São Francisco, haverá esporte e recreação das 11h às 16h, com distribuição de brindes, atividades aeróbicas e de entretenimento com a programação do projeto “Conexão Verão”.
Na parte da tarde, acontecerá o tradicional concurso de Miss e Mister Carnamar, com direto a troféus e brindes como premiação.
Quando retornarem à praia, os participantes receberão as premiações em dinheiro para a embarcação mais animada e a melhor enfeitada. 
Desfile, apuração e apoteose
Na noite do domingo (10) na Rua da Praia, antes do tradicional desfile das escolas de samba abrilhantar a avenida, o bloco de afoxé “Ilê um Zambi”, fará abertura da folia, às 21h.
Na sequência,  as quatro agremiações carnavalescas desfilarão. Às 22h, entrará na avenida a X-9 do Canto do Mar, seguida pela Mocidade Independente da Topolândia (23h) e pela Acadêmicos de São Francisco à 0h; para fechar os desfiles, a Ki-Fogo, do Pontal da Cruz, entrará em cena à 1h.
A apoteose será no dia 12, feriado de Carnaval, às 21h30, quando haverá a premiação das escolas vice-campeã e campeã, as quais desfilarão em seguida, para fechar o Carnaval 2013 com  chave de ouro.
Boiçucanga
O baile carnavalesco em Boiçucanga, na Costa Sul, ficará por conta da Banda Lua, de 8 a 12 de fevereiro, das 23h às 3h, na avenida Walquir Vergani. Vale destacar que no sábado (9) a festa será abrilhantada com a presença da Corte Momesca.  
Na noite de abertura, sexta-feira, o público também poderá prestigiar o cortejo do bloco “Vai quem quer”, com saída prevista para as 19h30, na Praça da Alegria. O bloco seguirá em direção à avenida Walquir Vergani, onde ficará o palco, para uma apresentação.
No domingo (10) haverá o Banho da Dorotéia e desfile do bloco carnavalesco ‘Vai Quem Quer’. A concentração está prevista para as 14h, na Praça da Alegria. Ainda no mesmo dia haverá o concurso de fantasias adulto e infantil. 
Na segunda-feira (11) as crianças também terão sua festa garantida com a matinê da Banda Lua, das 18h30 às 20h30, na mesma avenida.
Barra do Una
Em Barra do Una, na Costa Sul, também de sábado a segunda-feira (9 a 12), a festa será animada com o bloco “Unidos do Cavuka”, que sairá às 22h, defronte  ao BUFC (Barra do Uma Futebol Clube), seguindo em direção à Praça da Igreja, na rua Brasília.
Já o baile carnavalesco será com a banda “Prakatun”, nos mesmos dias, das 23h às 3h, Praça da Igreja.  Vale destacar que no dia 9, a festividade será abrilhantada pela presença da Corte Momesca.
O Carnaval  é uma realização da Administração por meio das secretarias municipais e apoio da Defesa Civil, Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião e Asec (Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas). 
(ML/RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário